Semana Vocacional do Colégio Marista São José - Tijuca/RJ

Home \ Notícias 2016 \ Semana Vocacional do Colégio Marista São José – Tijuca/RJ

De 23 a 26 de agosto, a comunidade educativa do Colégio Marista São José/ RJ – Tijuca vivenciou a Semana Vocacional Marista 2016. Orações no sistema de som, acolhida especial na entrada das crianças, momento formativo com os educadores e uma celebração no pátio da escola foram ações da Pastoral para marcar a semana, iluminada com o amor de Deus.

“Vivenciamos o sentido da vocação que cada um tem, que é a vida e fazer ela frutificar. Motivamos os estudantes e celebramos essa graça da vocação, o amor”, disse Danielli Lopes, agente de Pastoral do colégio.

Na acolhida antes de começar as aulas, as crianças da Educação Infantil receberam uma pulseira alusiva à Semana Vocacional e puderam escutar relatos e curiosidades sobre a vida, e também a infância, de Marcelino Champagnat que ajudaram no processo de canonização do fundador do Instituto Marista, dele ser reconhecido como Santo da Igreja.

As crianças puderam compreender a importância de amar o próximo, de ter cuidado com os amigos e de reconhecer que o dom que Deus deu a Champagnat é o mesmo dom, o mesmo presente, que as crianças também receberam: o amor de Jesus, o amor de Nossa Senhora.

Os estudantes do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental ganharam um marcador de página da Semana e celebraram no pátio do colégio, junto com os professores. Um dos destaques foi a dinâmica da lanterna, na qual os alunos maiores da PJM, do momento Estrela e do momento Coração Acolhedor, apresentaram um teatro interativo. A dinâmica demonstrava a chama especial que cada pessoa carrega e que nada consegue apagar, pois está dentro de cada um. É a chama da vocação que vem de Deus.

Na celebração, uma pequena vela na mão das professoras simbolizou a chama que Deus acendeu no coração de Champagnat e que acende no coração dos educadores maristas, motivando cada pessoa da comunidade com o chamado: “Eu quero ser feliz”, “Eu quero fazer o bem”, “Eu quero ser melhor a cada dia”.

Maristas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram do NAV – Núcleo de Animação Vocacional. Durante o encontro, os jovens do núcleo puderam refletir sobre o Projeto de Vida individual e juntos partilharam a Palavra de Deus.

O mês de agosto para a Igreja do Brasil é o mês dedicado às vocações. A Semana Vocacional 2016 é realizada em todo o Brasil Marista com o tema “Vocação Marista, chamado a uma grande missão”, tendo como iluminação bíblica o texto adaptado do Evangelho de São João: “Eu te escolhi e te enviei” (Cf. Jo 15,16). Rumo ao Bicentenário do Instituto, a Semana Vocacional Marista objetivou comprometer e envolver mais Irmãos e Leigos a “empenhar-se no despertar das vocações”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *