Semana Vocacional Marista 2017 do Colégio Marista de Brasília

Home \ Notícias 2017 \ Semana Vocacional Marista 2017 do Colégio Marista de Brasília

Nas celebrações pelo dia do Marista, 15 de agosto de 2017, foi realizada a abertura da Semana Vocacional Marista – 2017 nas unidades do Colégio Marista de Brasília.

Tais atividades proporcionaram — da Educação Infantil (Marista Pio XII) ao Ensino Médio (Maristão) — momentos de reflexão, oração e dinâmicas vocacionais durante toda a semana com a presença do Irmão Hilário, gestores, pais maristas e com o exercício do protagonismo infanto-juvenil.

 

 

 

 

 

 

 

PIO XII (Ed. Infantil)

 

As ações foram dinamizadas nos momentos de oração e nas Acolhidas Maristas. Para esses momentos e celebração do dia do Marista, as professoras e ex-alunas, Fernanda Pantuzzo e Maria Stella, dialogaram com as crianças e a comunidade educativa sobre a experiência vocacional de serem Maristas e Mães. Representando a família Marista, foram convidadas as mães das estudantes Daniela (manhã) e Alessandra (tarde), que relataram experiências significativas de vivência dentro do Marista, para suas vidas.

Pelo protagonismo infantil, as estudantes Helena (1.º ano B), Isabela (Infantil 5 C – manhã), Giovana (1.º ano J) e Alice (Infantil 5 E – tarde) falaram o que elas mais gostam no Marista e quais as experiências significativas vivenciadas no Pio XII.

Ainda na ocasião, foi dado início ao Projeto Champito, em que cada família terá a oportunidade de conhecer — por meio de um boneco de Champagnat, a quem carinhosamente chamamos de Champito — um pouco da história do fundador do Instituto dos Irmãos Maristas. Quem foi São Marcelino Champagnat; onde começou sua história, vida e vocação; quais foram os seus sonhos e como sua vocação transformou a vida de tantas crianças, adolescentes e jovens pelo mundo.

 

Maristinha (Fund. I e II)

 

As celebrações foram feitas durante as orações via TV e nos momentos de reflexões e vivências com os educadores. “Vocação à Vida”, “Vocação Marista” e “Vocação específica” foram temas tratados e trabalhados durante a semana.

No momento da acolhida, em especial, no dia 15/8, estiveram presentes o Irmão Hilário, Dalton, pai de um estudante marista, catequizandos do Colégio Marista, professoras e estudantes do 5.º ano que dinamizaram um momento  com o  Fundamental I.

Aconteceu ainda um momento cívico especial com os educandos do Ensino Fundamental II, momento de oração, reflexão e artes acerca do tema.

 

Colégio Maristão (Ensino Médio) 

 

No Maristão, os núcleos psicopedagógico e pastoral dinamizaram a Semana Vocacional Marista, bem como as celebrações do dia do Marista, em um momento cultural, com a presença e a participação dos professores, estudantes e colaboradores da unidade que apresentaram seus dons e talentos musicais, partilhando suas experiências em torno do tema.

Segundo o estudante João Pedro Ferreira Silva do 3.º Ano C, Ensino Médio,

“A vocação de ser estudante não se resume simplesmente a cumprir tarefas, estudar ou tirar boas notas. Ser estudante é estar presente, se importar com o outro e deixar as diferenças de lado para ter acima de um bom desempenho escolar, uma boa vida para si e para os outros. Cabe a cada um a função de amar, de tornar o ambiente mais humano e de estar presente para o próximo quando ele mais necessitar. Amar é um dom, dom que se recebe ao aceitar a vocação de estudante, a vocação de ser jovem, a vocação de ser marista. O amor é a base para tudo de bom que há, regra que não se altera quando se trata de vocações. Todos têm uma vocação, e todos podem amar, e não só podem como devem amar. Para abraçar sua própria vocação e fazer um mundo melhor é necessário que se ame, sem preconceitos, sem medo e sem receio, é necessário que se ame simplesmente por amar, sem precisar de nenhuma justificativa a mais”.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *