Semana de formação vocacional marca caminhada da Região América Sul

Home \ Notícias 2019 \ Semana de formação vocacional marca caminhada da Região América Sul

Escola Vocacional ocorreu na primeira semana de setembro, em Porto Alegre, Brasil

Durante os dias 2 e 7 de setembro, ocorreu a Escola Vocacional da Região América Sul. O encontro oportunizou uma semana de formação teórico-prática sobre a cultura vocacional para mais de 80 representantes das cinco Unidades Administrativas que integram a Região. Ao longo da semana, as atividades foram divididas em quatro eixos temáticos que abordaram a animação vocacional em diferentes perspectivas.

No primeiro dia, foi trabalhado o Eixo Marista, com a partilha da história e trajetória de Marcelino Champagnat e os Primeiros Irmãos. Já no segundo dia, o Eixo Pastoral Vivencial foi organizado por meio de oficinas. Uma delas, foi conduzida por Neth Couto, integrante da Província Marista Brasil Centro-Norte. Ela articulou um momento para repensar o cuidado com o corpo e a relação de bem-estar. Para ela, trabalhar a corporeidade é uma forma de estar em uma mesma frequência com o/a outro/a. “Entender que os nossos gestos também fazem parte da nossa comunicação é essencial”, explica. “Na Animação Vocacional, precisamos estar leves e reverberar vida, bons sentimentos, o carisma marista por meio de nossos movimentos”, completa.

Já na quinta-feira, a formação contou com a presença do Secretário Executivo da Umbrasil, Ir. Natalino Guilherme de Souza. Ele abordou o tema Antropologia e Vocação e proporcionou momentos de diálogo e partilha entre os/as participantes ao longo do dia. A última temática foi trabalhada na sexta-feira, pela condução do Ir. Tony León, do Secretariado Irmãos Hoje, do Instituto Marista. Ele dialogou com os/as participantes por meio de dinâmicas, e os/as convidou a refletir sobre seus objetivos de vida e a importância em estar à serviço do/a outro na vivência da vocação: “Nossos dias podem ser repletos de momentos de dificuldade, mas muitas vezes podemos olhar a situação por uma outra perspectiva e transformar a vida”, disse.

O encerramento da Escola Vocacional ocorreu no último sábado (7/9) e contou com um momento de partilha e avaliação entre as Províncias. Na ocasião, também foi validada a data da próxima etapa da formação, que ocorrerá entre os dias 14 e 19 de setembro de 2020, no Recanto Champagnat, em Florianópolis, Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *