Semana Vocacional

Home \ Semana Vocacional

Conheça a Semana vocacional

F1

O mês de agosto, para a Igreja do Brasil, é o mês dedicado às vocações, em suas mais diversas expressões hoje. Atividades, reflexões e celebrações são propostas, buscando tanto sensibilizar os batizados para a importância do cultivo da vocação, como também despertar crianças, jovens e adultos para sua opção vocacional.

Também entre as Províncias e Distrito do Brasil, sempre houve verdadeiros esforços, atividades e reflexão sobre o tema, no mês de Agosto. No entanto, tratavam-se de ações independentes, pouco articuladas entre si e carentes de uma integração maior, no contexto de Brasil Marista.

Deste modo, em sinal de comunhão eclesial e para motivar a integração e sinergia interprovincial, é que realizaremos a Semana Vocacional Marista nas Províncias e no Distrito do Brasil.

Escolhemos como tema para a realização da Semana Vocacional Marista, em 2013, “Vocação: o rosto de Deus é jovem também”, tendo como iluminação bíblica o texto de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

F2

Entendemos que a SEMANA VOCACIONAL é um tempo fecundo para fortalecermos uma CULTURA VOCACIONAL, junto a Irmãos, leigas e leigos, colaboradores, unidades e comunidades maristas, incluindo aí suas famílias e seu entorno.

Trata-se de um tempo favorável para revisitar, revitalizar e impulsionar o projeto pessoal de vida e de missão a que cada pessoa se propõe, com seus desafios e motivações ao longo do caminho.

Rumo ao Bicentenário do Instituto, a Semana Vocacional Marista quer comprometer e envolver mais Irmãos e Leigos a “empenhar-se no despertar das vocações” [1].

Rogamos ao Senhor da messe que envie operários do Evangelho. Como para Marcelino Champagnat, Maria é a inspiradora de nossa pastoral vocacional. Pedimos-lhe que conserve e desenvolva sua obra. [2]

Assumimos como objetivo geral de nossa Semana Vocacional “proporcionar, no Brasil Marista, sensibilização, mobilização, reflexão e fortalecimento da Animação Vocacional, com o intuito de comprometer mais pessoas com a construção de uma cultura vocacional”.

A partir disso, desdobram-se os objetivos específicos:

a)       sensibilizar as unidades e comunidades maristas para a construção da cultura vocacional;

b)       tornar visíveis a vocação e a presença dos Irmãos e Leigos Maristas, junto aos jovens, para incentivá-los na elaboração de seu projeto de vida;

c)       divulgar a vocação do religioso Irmão, despertando os jovens para a participação e engajamento nos grupos vocacionais maristas;

d)       animar a vocação de Irmãos, formandos e Leigos Maristas, para que se comprometam no despertar e no acompanhamento vocacional;

e)       e mobilizar as unidades maristas em vista de uma reflexão vocacional, fortalecendo a interface entre o pedagógico e a pastoral

Todo o mês de agosto requer um cuidado especial, através de atividades, reflexões e motivações vocacionais. A Semana Vocacional Marista, propriamente, para a qual indicamos que haja maior destaque e esforço, inicia-se com o terceiro domingo do mês, tradicionalmente dedicado à vida religiosa consagrada.

F2A

 

Oração

Conheça e reze com o Brasil Marista a oração da Semana Vocacional 2013.

Deus da vida e Senhor da criação, nós te agradecemos pelo teu imenso amor por cada um de nós. Sentimos tua presença em nosso meio e teu convite para caminhar contigo. Suscita em nós, Pai Santo, um coração generoso e disposto a abraçar o teu chamado de amor.

Inspirados por Jesus, teu Filho e nosso irmão, queremos amar sem medida e caminhar depressa ao encontro das pessoas, especialmente dos pobres e indefesos.  Envia-nos, como teus discípulos, a revelar tua bondade e compaixão, nos espaços onde a vida não é respeitada.

Dá-nos o teu Espírito e não nos cansaremos de testemunhar a fé que recebemos no Batismo. Anima-nos, por esse dom tão precioso, a fazermos do mundo um lugar mais semelhante ao teu Reino.

Como Maria, tua serva fiel, queremos dizer Sim ao teu chamado. Faz de nós, Senhor, teus discípulos missionários, sempre dispostos a gerar vida nova onde quer que estejamos. E que S. Marcelino Champagnat, apóstolo das juventudes, inspire-nos a revelar tua luz aos jovens, sobretudo àqueles que ainda não encontraram um sentido pelo qual viver.

Eis-nos aqui, envia-nos, Senhor! Amém.

Faça download do marca página com a oração, clicando aqui.

 

Celebração

F3
A equipe responsável pela Semana Vocacional elaborou também uma proposta de esquema para dinamização de momento celebrativo ao final a Semana Vocacional.

Caso desejem o roteiro também pode ser adaptado e utilizando no início ou durante a Semana Vocacional.

 

Texto Base

Para possibilitar a maior compreensão sobre a proposta da Semana Vocacional e potencializar a dinamização da atividade, propomos a leitura do TEXTO BASE elaborado pelas equipes de animação vocacional do Brasil Marista.

Clique aqui e faça download do arquivo.

F4

 

Conheça a marca

A marca da Semana Vocacional Marista está em sintonia com a marca da Semana Pastoral, que já acontece em todo o Brasil Marista.

A arte sugere uma atitude de fé, devoção e oração a Deus, com o sentido das mãos para o céu; representa o cuidado com a vida e com o planeta, por meio das duas mãos em suas cores e gestos; tem o “M” de Maria e de Marista, convidando-nos a cultivar o cuidado, a fé as atitudes de Maria com tudo e com todos.

Além disso, expressa o tema e a iluminação bíblica proposta durante esse tempo de reflexão e aprofundamento vocacional.

MARCA

 

Metodologia

F5Para que a Semana Vocacional Marista cumpra seus objetivos, é fundamental envolver os diversos atores em todo o processo. A Semana quer provocar e despertar, nos diversos espaços, a construção de uma cultura vocacional. Para isso é fundamental:

Planejar: é importante instituir uma equipe provincial e local multidisciplinar para aprofundar o projeto da Semana e suas orientações, para que possa definir as atividades, horários e responsabilidades sobre a realização. Cada local deve elaborar um cronograma que integre o tema e subsídios da Semana. A proposta local deve atender aos objetivos elencados. Ao planejar, é fundamental que se prime pelo espírito evangelizador e que as atividades sejam oportunidade de vivência para todos os participantes.

Motivar e mobilizar: despertar o desejo de participar é fundamental para que a dimensão vocacional cresça e se desenvolva. A animação vocacional é prioridade no Instituto Marista, sendo assim, os envolvidos na Missão Marista devem se motivar para assumir a proposta da Semana. É necessário fomentar o diálogo sobre os conceitos referentes à animação vocacional, falar a mesma linguagem, mobilizar forças e recursos, além de atualizar as nossas práticas e rotinas.

Comunicar: o processo de comunicação a ser desenvolvido em preparação à Semana é fundamental para que todos, atores e interlocutores, saibam da realização desta importante iniciativa. É preciso incluir, de maneira especial, adolescentes e jovens na comunicação da Semana, pois as atividades, em sua maioria, são pensadas para eles.

F6

 

Ambientar: o cuidado com a ambientação é uma forma de motivar a participação. É necessária a preparação da ambientação de acordo com a temática e proposta de cada atividade. É importante também inovar na ambientação, para que as pessoas percebam que esta semana tem um tom diferente.

Realizar: para o desenvolvimento da Semana é necessário o zelo na preparação e realização de cada atividade planejada. Faz-se necessário canalizar as forças coletivas de maneira afetiva e efetiva para o bom êxito dos objetivos propostos.

Documentar: é importante o registro dos momentos vividos por meio de relatório (textos, fotografias, vídeos etc.), na perspectiva de arquivo e de socialização das experiências nos mais diversos espaços de comunicação.

Avaliar: a revisitação do planejamento e da organização da Semana se faz necessária, na perspectiva de aprofundar o que foi realizado, quem foi envolvido, a qualidade dos materiais produzidos e as propostas de inovação para o ano seguinte.

Será elaborado um instrumento padrão para avaliação da atividade, assim como organizada, a cada período de três anos, uma avaliação mais robusta da Semana Vocacional.

 

Sugestão de atividades

F7

 O sucesso da Semana dependerá da criatividade e do envolvimento da Unidade e/ou Comunidade nas ações que serão propostas e realizadas. É importante que nas ações sejam envolvidos os diferentes públicos e projetos direcionados a eles.

Como sugestões de atividades, listamos as seguintes:

  • Orações, durante toda semana, pelo sistema interno de som;
  • Ambientação dos locais, de acordo com o tema da Semana, com bandeiras, painéis, fotos, cartazes, banners, faixas com frases, camisetas, velas, imagens etc.
  • Tenda vocacional;
  • Painéis vocacionais;
  • Distribuição de folder;
  • Carta aos pais e educadores sobre a Semana Vocacional;
  • Reflexão sobre uma carta de Champagnat, em sala de aula, adaptada às idades, orientada pelo professor de Língua Portuguesa;
  • Atividades pedagógicas com a educação infantil sobre o tema;
  • Festival Vocacional de Paródias, com professores de Ensino Religioso;
  • Gincanas vocacionais no pátio;
  • Encontros e celebrações com os diversos grupos: PJM, MChFM, grupo vocacional, catequese de eucaristia e crisma, etc.;
  • Missas e/ou Vigílias vocacionais.

F8

As atividades da Semana Vocacional Marista não se limitam a estas listadas acima, assim como não são somente para esta semana e sim para todo o mês vocacional.

[1] Constituições, n. 94.
[2] Idem.